Projeto Lana

Projeto de Extensão “Promoção e Manutenção da Saúde e Prevenção de Doenças para Idosos na Comunidade"

O Projeto de Extensão “Promoção e Manutenção da Saúde e Prevenção de Doenças para Idosos na Comunidade” é desenvolvido por docentes e discentes dos cursos de Educação Física, Enfermagem e Psicologia desde o ano de 2014 e, a partir do ano de 2016, consolidou-se na Unidade de Estratégia de Saúde da Família (UBSF) CAIC, local em que são realizados semanalmente, às quartas-feiras, a partir das 14h00min, as atividades da ação de extensão.

 

Esta ação de extensão perspectiva, por exemplo, estruturar um grupo de convivência de atenção à saúde de idosos com intuito de realizar atividades de promoção, manutenção da saúde e prevenção de doenças, bem como proporcionar atividades e ações que promovam a educação em saúde e possibilitem a prevenção de doenças (atividades físicas; culturais; lazer; práticas integrativas; lúdicas; manuais/artesanato), realizando desse modo ações que contribuam para manter o usuário ativo na busca de uma melhor qualidade de vida. Portanto, visa-se contribuir com a promoção de um envelhecimento ativo para todos/as os/as envolvidos na ação de extensão.

 

E, quando ouvimos falar de envelhecimento ativo, os temas que nos vêm logo à mente são atividade física, lazer, alimentação saudável e atividade cognitiva não é mesmo? Sim, tudo isso é importante, mas participar de atividades culturais também tem tudo a ver com o envelhecimento ativo. E dentre as atividades culturais podemos destacar o cinema. Cinema? Assistir aos filmes? Sim...essa é uma atividade importante pois acaba por envolver interação social, diversão, lazer, cultura.

Além disso, atividades de lazer como essa contribui para manter o idoso fisicamente e intelectualmente ativo (visto que pode possibilitar momentos de discussão e reflexão sobre sua vida, sua história e proporcionar conhecimento e aprendizado), melhora a memória, o raciocínio e o metabolismo cerebral como um todo, o que é fundamental para afastar as doenças mais comuns nessa etapa da vida.

E foi exatamente isso que o Grupo de Convivência de Idosos da UBS CAIC/UFCAT fez no último dia 14 de novembro ... um dia de cinema no Lumière Cinemas; para alguns foi a experiência de vivenciar algo que há muito já não fazia e para outros a primeira experiência de entrar em uma sala de cinema .... Valeu!! Muita alegria, muitos sorrisos, muitos olhinhos brilhando ... muita diversão, interação social ... e pipoca.

Projeto Lana